Durante reunião da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC), o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), também relator deste grupo de trabalho, reforçou a importância de moderar a desertificação: “É preciso estabelecer metas para conter a desertificação no semiárido”.
Segundo dados da Embrapa, hoje, semiárido brasileiro é composto por uma área média de um milhão de quilômetros quadrados, em 1.133 municípios do país, com uma população de 28 milhões. Os solos são predominantemente rasos e de baixa fertilidade e o sistema tradicional de produção é exploração conjunta de agricultura e pecuária.
“A implementação da política de combate à desertificação é tão importante quanto o aquecimento global, emissão de gases ou energias renováveis. Precisamos cuidar de tudo que envolva mudanças climáticas, que possa impactar nas nossas vidas”, disse Sérgio.
Participaram também da audiência pública os pesquisadores da Embrapa Semiárido, Iêdo Bezerra de Sá e Vanderlise Giongo; assessor do centro de gestão e estudos estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Antônio Rocha Magalhães; e o chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário