O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou emenda que incluía na Constituição Federal a doação de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais e os modelos de alteração no sistema de eleição de deputados e vereadores, como o “distritão”, que instituía a eleição majoritária. As votações tiveram início na noite de terça-feira (26/5) e terminaram na madrugada de quarta-feira (27/5).
![]() |
| Câmara dos Deputados |
A proposta de financiamento de campanha por empresas recebeu 264 votos favoráveis, 207 contrários e 4 abstenções, mas mudanças na Constituição precisam de, pelo menos, 308 votos a favor. Já o “distritão” foi rejeitado por 267 votos a 210 e 5 abstenções.
As votações fazem parte da proposta de emenda à Constituição da reforma política (PEC 182/07), cuja discussão deve ser retomada às 12h, desta quarta-feira. Os temas a serem discutidos são: fim ou não da reeleição; tempo de mandato de cargos eletivos; coincidência de mandatos; cota para as mulheres; fim das coligações; cláusula de barreira; e outros temas independentes, como voto obrigatório e data da posse presidencial.
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário