O deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) reuniu-se na noite dessa terça-feira (14/7) com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro para discutir assuntos relacionados ao setor sucroenergético. O parlamentar deseja levar o tema para a Conferência das Partes (COP 21), que ocorrerá na França, no fim de novembro.
Monteiro garantiu que o Mdic fará o possível para ajudar nisso: “É um setor importante em várias regiões do país, só tenho razões para acreditar que o tema terá sim espaço na agenda do clima”.
Souza disse que ainda tem muito a avançar e por isso a importância de levar o assunto a um encontro internacional: “Este assunto precisa estar dentro das ambições do governo. Levar o sucroenergético a COP 21 é essencial para continuarmos com melhorias na área”.
Durante a reunião, representantes do setor pediram investimentos na geração limpa de energia e fomento para o desenvolvimento tecnológico para aumentar a eficiência na produção e consumo; a transformação do etanol em mercadoria; e a reativação do Conselho Interministerial do Açúcar e Álcool (Cima).
Compromisso
O deputado é presidente da Frente de Valorização do Setor Sucroenergético e representou o tema durante a reunião. Monteiro aproveitou o ensejo e enalteceu as qualidades de Souza: “Fomos colegas no Senado. Sérgio é proativo, articulado e trabalha. O setor está bem representado”.
O ministro se comprometeu a reativar o Cima e pediu que fosse construída uma agenda qualificada do sucroenergético, para estudá-la e assim tentar diminuir os problemas da área.
Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário