Durante reunião com equipe do ministério dos Transportes, deputados sulistas receberam o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia Norte-Sul, trabalho que define a faixa de traçado do trecho compreendido entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e Porto de Rio Grande (RS).
Ministério dos Transportes/Divulgação |
O levantamento abrange 1.731 mil quilômetros. O trecho cruzará por 82 municípios de quatro estados: 31 no Paraná, 14 em Santa Catarina, 29 no Rio Grande do Sul e 8 em São Paulo. A obra tem o objetivo de ser uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos. A reunião foi nessa quarta-feira (12/8).
Relevância
Para o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) a ligação do Paraná ao Brasil por meio das ferrovias é extremamente importante. “Estamos avaliando os estudos apresentados, principalmente sobre o traçado que passa pelo Sul. Precisamos discutir melhor as sugestões apresentadas para fazermos a coisa certa”.
Alguns polos de carga do Paraná que seriam beneficiados com a ferrovia são Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Pato Branco. A previsão de conclusão dos estudos do trecho que envolve o Paraná é no fim de agosto deste ano.
No próximo 21 de agosto, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, deve ir pessoalmente aos três estados da região Sul fazer a apresentação oficial do traçado para lideranças políticas e empresariais.
Assessoria de imprensa (Ascom/BSB)
Deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário